Quem me acompanha aqui viu que as duas últimas matérias foram sobre as dificuldades de envolver as crianças quando o assunto é alimentação e como ocupá-las durante as férias em casa. Hoje vou falar um pouco sobre os meus livros que juntam esses dois assuntos.
No primeiro: Socorro! Meu Filho Come Mal, a ideia era fazer um livro para que a família pudesse aproveitar junta. Então ele começa trazendo 10 conceitos para uma boa alimentação infantil. A leitura é suave e bem simples, assim como deve ser o processo de alimentar uma criança. O livro se divide em capítulos que contam histórias infantis, propõe atividades lúdicas, desafiam a família em dinâmicas experimentais e recheiam a cozinha com receitas deliciosas.
Cada capítulo, sua história, atividade, dinâmica e receitas se refere a algumas das principais dificuldades alimentares do universo infantil: Guerra ao Verdinho – Experimentar um alimento novo? Eca! – Quando a criança come demais e sem parar – esses são exemplos de alguns capítulos deste livro.
+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
O segundo livro: Socorro! Meu Filho Come Mal – Receitas para Pais e Filhos, é mais focado em receitas, com fotos incríveis e bastante conteúdo também, sempre com um olhar cuidadoso de incluir as crianças no processo e colorir o prato de todo mundo. As mais de 60 receitas deste livro foram divididas em cores. Para encorajar as famílias a irem juntas para a cozinha, em todas as receitas tem sinalização de quando a criança pode ajudar na preparação com segurança.
- Qual deve ser o primeiro alimento oferecido ao bebê?
- Saiba quando oferecer o primeiro alimento ao bebê
- Como oferecer o primeiro alimento ao bebê?
- Como, quando e qual deve ser o 1º alimento na introdução alimentar do bebê?
Um carimbo identificando quantas cores cada receita representa no prato e um esquema de como completar as 5 cores, facilita bastante a negociação com a criançada. E para finalizar o livro e agilizar o dia a dia corrido de quem tem criança em casa um cardápio inteirinho para uma semana, tanto de refeição principal como de lanche, criado apenas com receitas do livro.
Eu sei que o processo de transformação alimentar de uma criança é complexo e assusta, mas dar o primeiro passo é fundamental, fica aí a sugestão de 2 livros feitos com muita dedicação, cuidado e carinho para ajudar nesse processo. Espero que aproveitem e deliciem-se.